07/01/2015

Cosméticos livres de crueldade animal


Ontem estava visitando alguns blogs e pesquisando sobre maquiagens e acabou surgindo na minha cabeça o tema pra esse post. Me perguntei muito se deveria fazê-lo ou não, pois muitas vezes o assunto acaba sendo polêmico, mas como eu adoro uma discussão (saudável, é claro) e uma troca de ideias, resolvi escrever.

Há alguns anos eu resolvi trocar toda a minha maquiagem por produtos de marcas que não testam em animais e isso não foi tarefa fácil. Primeiro porque, como já sabemos, cosméticos costumam ser bem carinhos e pra quem não tem condições de pagar um preço tão alto, a busca já se torna mais complicada. Segundo que, dentre as poucas marcas que sobram que oferecem produtos a preços mais acessíveis e de qualidade, a maioria ainda testa em animais.

Queria esclarecer que não estou aqui para fazer apologia a nada e tão pouco discriminar ou contestar a maquiagem que cada uma usa, só estou contando como eu, hoje, escolho os meus produtos.

É fato que muitas vezes acabamos sendo enganados pelas empresas, que dizem não testar em animais mas tercerizam esse serviço e a empresa contratada é quem faz os testes. Há ainda a questão de que TODAS as marcas que vendem produtos na China são obrigadas a fazer esses testes. O governo chonês não permite comercializar nenhum cosmético que não tenha passado por tais testes, o que sinceramente eu não entendo, pois desde quando esses testes são mais confiáveis do que o fato de que esses produtos já são usados em pessoas do mundo todo?

O que me deixa feliz nessa história é ver que há casos em que isso pode ser revertido, como é o exemplo da empresa Urban Decay. A empresa não testava em animais, mas como ía começar a vender para a China, ía começar a fazer para os produtos que fossem ser vendidos lá. Para impedir que isso acontecesse, houve protestos e um boicote nos EUA e a marca voltou atrás.

Acho que aos pouquinhos as pessoas e empresas estão aderindo a esta causa que eu tanto amo. Ainda há um longo caminho pela frente, mas se várias marcas já conseguem fabricar seus produtos com sucesso sem auxílio de tais testes, porque as demais também não podem, não é mesmo?!

Toda vez que eu vou comprar um produto de uma marca que não conheço, eu pesquiso antes para saber qual a postura da marca em relação ao assunto e tenho a lista oficial da PETA (principal ONG de proteção animal) salva no meu celular. Ela não é atualizada tão frequentemente, então acaba não incluindo marcas como a L'oreal, que já parou de fazer os testes, mas ainda assim a minha base é ela, pois é de confiança. Se quiserem acessar essa lista, cliquem aqui.

E, meninas, para vocês verem como mesmo assim ainda temos muitas opções, olhem algumas das maquiagens que tenho. São baratas, boas e não testam em animais!! \o/

Estes são os meus queridinhos, os que eu mais uso: kit de pincéis básicos, pó compacto, blush e corretivo da Boticário (todos da linha Intense, menos o último que é Make B), quarteto de sombras e blush Dailus, BB Cream da L'oreal,, batons Vult e Kollos e lápis de olho da Natura


Fora essas, tem várias outras muuuuito boas que não testam, como a NYX, Inoar e Ecologie. É só dar uma pesquisada que encontramos várias e várias opções e ajudamos os animais a não passarem por isso.

E toda vez que alguém me pergunta se vale a pena ficar "caçando" essas marcas, eu pergunto: se fosse o SEU cachorro, o SEU gato, o SEU coelho, o SEU bichinho de estimação, seja ele qual for, você não faria de tudo por ele? Não valeria esse tão pequeno esforço? E se a resposta for não, então eu não sei nem porque tem um bichaninho!!

Espero que tenham gostado, meninas!

Beijo beijoooo!! 

E não esqueçam de acompanhar também o Instagram e o Facebook do blog:

17 comentários:

  1. Adorei o post e o link da lista, pena que no geral boas maquiagens sejam tão caras.

    Abraços, seguindo aqui e amando.

    ResponderExcluir
  2. ACHO SUPERRR importante não testar em animais, sou defensora desta causa, e tenho vários produtos iguais ao seu só não tenho os batons da vult mas dizem que são ótimos

    adorei seu blog, e já estou te seguindo, se gostar do meu blog e puder me seguir ficarei extremamente feliz
    Beijão
    www.carolinafaria.com.br
    instagram @carolinacf
    facebook/carolinafariaarq

    ResponderExcluir
  3. oi tita, é muito triste isso, saber q esta usando algo q foi testado por bichinhos indefesos e nao sentir nada é impossivel :(
    tita me visite tambem:
    gilvaniaevans.com

    ResponderExcluir
  4. :| Confesso que nunca me preocupei muito com isso (Ok, pode me bater)
    Uma dúvida, a MAC testa?
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oiii Tita... aproveitando o gancho do seu post, esses dias me peguei pensando justamente nisso! Acontece que preciso mudar meus habitos, AMO e COMPRO MAC, e ela testa em animais (resposta para a Camilla, comentário ai de cima), rs...
    Mas a Quem disse Berenice e a Eudora tbm são linhas do Boticario, e não testam ... a Flores e Vegetais, que é uma marca de linha corporal e capilar, tbm não yesya e é super em conta! Tenho até post no blog sobre o hidratante ... Já a Mary Kay é uma polêmica, pois alegam que não testam em alguns países, mas como eles comercializam para a China e la tem que testar, então.... ela não é tão livre assim né!?
    Eu adorei o seu post!!!
    Bjooos
    Bia
    http://prosadepenteadeira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada pela visita adorei volte sempre
    adorei seu post ja ouvi falar muito desses produtos mas nunca usei nenhum
    beijinhos
    http://cantinhodasofias.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  7. muito legal o post de hoje!!!
    adorei!!!!
    muitas dicas e vamos que vamos!!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o seu post, isso é muito importante saber se são testados em animais.
    Já estou te seguindo.
    Bjs
    janamakesesmaltesecia.blogspot.com.br
    www.facebook.com/JanaMakesEsmaltesECia

    ResponderExcluir
  9. Felicidade para mim é quando vejo o selinho de coelhinho na embalagem, é um alivio. Sou contra testes em animais eles são seres vivos e sentem tanta dor e sofrimento quanto a gente. A NYX também não testa em animais.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Vim retribuir a visita e me deparo com um post tão polêmico de cara, fechei o blog , pensei sobre o assunto, e voltei aqui hoje e vou dar minha opinião.

    Eu não sou especialista no assunto, não sou fã de maquiagem, e eu não tenho animais em casa mas não sou louca de maltratar, tenho dó dos bixinhos.

    Eu não sei em que momento começaram os testes nos animais na indústria dos cosméticos, mas acredito que não foi por maldade com o intuito de torturar os animais, isso de testes vem de uma cultura onde colocam os seres humanos em primeiro plano, feito também com vacinas , novos remédios, etc.. no mundo das doenças essa prática é obrigatória, não se pode testar remédios em humanos antes de provar a eficácia em algum ser vivo, no caso, animal.

    Graças a evolução intelectual da humanidade, um grande número de pessoas está pensando também nos bichinhos e achando essa uma prática abominável, mas temos que entender que era um procedimento normal, e muitas pessoas mais velhas ainda a consideram normal, temos sim que tentar mudar isso mas de maneira racional (assim como você está fazendo não comprando de quem exerce essa prática), mas não vamos ser extremistas a ponto de crucificar as empresas que ainda fazem uso de tal porque elas estão dentro da lei infelizmente.

    Em toda cultura tem algum procedimento bizarro, até com seres humanos, o mundo é mesmo muito louco.

    Acredito que toda essa campanha se tornou tão intensa como um golpe de marketing das empresas que não testam em animais, mas isso já é outra história.

    É isso, adorei o testo, você é super consciente em relação as coisas que acredita, isso aqui foi um desabafo para as pessoas extremistas que acham que essas empresas são fábricas demoníacas sem coração com o intuito de ferir animaizinhos indefesos.

    Desculpa pelo texto, me empolguei.

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Fiquei triste em saber que algumas coisas que eu uso testa em animal.
    Muita crueldade né.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Tita seria bom se as marcas que ainda fazem testes em animais fossem punidas de alguma forma!
    Gostei de saber das empresas que não testam!
    Beijos
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. ei!
    concordo plenamente com vc... um dos motivos de praticamente nunca usar maquiagens é esse!!!

    ResponderExcluir
  14. Dou muita importância para quem não testa em animais, para judiar, sabe?!

    Bjs da Su!
    www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  15. Sabe que eu não fazia ideia que os produtos eram testados em animais? Sou totalmente contra isso! Mas, pesquisei aqui e vários dos produtinhos que eu uso não são testados em animas, ainda bem haha, beijos!

    Bora conversar?? Me segue no Twitter (@luanagabriely_) e no Instagram (@luanagabrielyroza) para trocarmos algumas mensagens heheh

    http://damaindelicada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Adorei o post e o blog.
    Não uso tanta maquiagem quanto deveria usar, mas fiquei feliz em saber que as marcas que costumo usar não fazem testes .

    bj bj
    http://blogdacacausp.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir