22/12/2014

Final de ano... festas... confraternizações... e a dieta?

Bom dia, meninas!!

Hoje resolvi falar sobre um assunto que todo ano atormenta a maioria das pessoas que está fazendo uma reeducação alimentar: as festas e confraternizações de final de ano. Como lidar para não ver o ponteiro da balança disparando lá pra cima?

Desde que me conheço por gente eu sou gordinha e a partir da minha adolescência comecei a guerra contra a balança. Já cheguei a pesar 143kg, emagreci 60kg, indo para os 83kg e voltei a engordar. Graças a Deus nunca mais voltei a esse peso máximo assustador, mas infelizmente, voltei aos temidos 3 dígitos. (obs: eu tenho 1,74m e tenho uma estrutura toda grande, nunca serei magérrima - e nem quero!).

No auge dos meus 143kg
Pesava 83kg e me achava A GORDA! Haha
Eu hoje, no meio termo entre meu maior e menor peso. Voltei a fazer uma reeducação há uns 2 meses e meio e eliminei cerca de 10kg desde então.
Durante esse tempo eu fiz vários tipos de dieta e sempre emagreci muito, mas sempre voltando a engordar depois. Recorri aos Vigilantes do Peso, à ortomolecular (e com ela fiz a dieta da proteína), nutricionista, dieta Dukan e outras.

Se tem uma coisa que eu aprendi durante esses processos é que não há fórmula pronta e tão pouco mágica. Emagrecer requer disciplina, auto-controle, determinação e, principalmente, uma boa dose de conhecimento de si mesma, porque o que pode dar certo pra mim pode não dar para você. E aliás, o que já deu certo pra mim há anos atrás, hoje não dá mais e é por isso acho indispensável que a gente se conheça, pra não sair tentando qualquer coisa e depois acabar se frustrando por não conseguiu.

Hoje, por exemplo, eu não abro mão de sair com meus amigos e beber minha cervejinha ou de comer um doce de vez em quando. Hoje, me recuso a fazer dieta da proteína por muito tempo (tive muitos problemas de saúde quando fiz). Hoje, meu metabolismo é outro, bem mais lento. Hoje, eu prefiro não abrir mão de várias coisas, mesmo que isso signifique emagrecer mais devagar. Hoje, eu me amo muito mais até do que quando estava com os meus 83kg, consequentemente, apenas emagrecer não basta, eu quero ter saúde e disposição pra curtir a vida da melhor maneira possível!

Tita, você falou, falou, falou, mas não disse o que se propôs: como vou passar por todas as comilanças sem engordar? E sabe qual é a minha resposta? Não sei. Depende do que funciona pra você!!

Conheço muitas pessoas que fogem das confraternizações. Conheço tantas outras que permanecem firmes e fortes no alface com franguinho durante todo o período, mesmo que tenham que levar sua comidinha debaixo do braço pra onde quer que elas vão. Conheço quem compense as extravagâncias na academia. Conheço também quem decida desencanar e enfiar o pé na jaca mesmo e compensar depois.

Pra mim, o que eu sei que mais funciona hoje é tentar manter a alimentação do dia a dia mais controlada, com muitas frutas, legumes e verduras e quando chegar nas confraternizações e festas tentar maneirar nas quantidades. Outra coisa que eu faria se pudesse é dedicar um tempo a mais à academia, mas estou com o pé quebrado e acho que meu médico não aprovaria muito isso. rs

O fato é que deixar de comer rabanada e o maravilhoso bolo de sorvete da minha irmã (que só temos uma vez ao ano e é no Natal) ou de tomar a minha cervejinha, isso eu não vou. Só que ao invés de comer 5 rabanadas, vou comer uma. Ao invés de comer 3 pedaços de bolo de sorvete (e todos enormes) vou comer apenas um e menor. E assim vai...

- Ah, mas por quê você não pode deixar de comer?
- Eu posso, mas não quero!
- Mas não vale a pena o sacrifício?
- Pra você talvez. E admiro muito quem consegue. Mas eu hoje tenho buscado o equilíbrio e pra mim, para o meu momento e estilo de vida atual, o equilíbrio ideal é esse.

E se eu não emagrecer durante esses 8 dias do ano que nos restam, tudo bem. Eu já ficarei muito feliz só de manter o meu peso! E supondo que eu dê uma engordadinha, tudo bem também, porque eu sei que depois eu posso fazer uma alimentação mais contida e voltar a emagrecer.


Beijo beijo e até o próximo post!

Aproveite e curta também minha página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades: Mundo de la Tita




15 comentários:

  1. Tita.. temos um corpo muito parecido.. tenho 1,73 cm de altura. Estava com 99 kg e cheguei a 79ks. Hoje estou com 84kg..voltei a engordar. Tbm sou toda "grande". Quadril largo..sei que nunca vou ser magérrima, mas já pesei 70 kgs e sei como é bom..

    Gostei do seu antes e depois e como "já chegamos lá", sabemos como é bom.

    Entao.. muita determinação.. vamo que vamo.. né facil nao..
    mas tbm nao eh impossivel.!!!

    seja bem vinda de volta e tamo junto!!

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Que bom te ver de volta a dieta.
    Boa sorte.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Tita,
    Antes de mais nada, parabéns pela perda significativa de peso, por sua determinação e disciplina. Você está ótima!
    Obrigada pela presença tão carinhosa e delicada lá no meu cantinho. Pessoas que gostam de animais, têm coração puro e bom.
    Beijocas e uma linda semana de Natal!

    ResponderExcluir
  4. Oi Tita, obrigada pela visita! Adorei ver suas fotos e tenho certeza de que alcançará seu novo objetivo! Feliz natal

    ResponderExcluir
  5. Oi REnata, seja sempre bem vinda no meu cantinho e juntas seremos vencedoras, bjs RÔ

    ResponderExcluir
  6. Oi Tita! Vim ver seu blog e descobri que temos uma história bem parecida com relação ao efeito sanfona... com diferencinha que eu meço 1,61m, rsrs Cheguei aos 112 Kg e emagreci 38 na base dos remédios. Aos poucos eles foram voltando e nesse ano voltei aos três dígitos, o que me deixou passada. Estou de volta com força total a RA.
    Vamos nessa!
    Boa sorte para nós!
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Tita, coloquei um link no meu post de hj para esse seu texto. Espero que não se importe.
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela reconquista! :) Já vou te seguir em todos os lugares. Seja bem-vinda de volta! Beijos

    ResponderExcluir
  9. OI!
    Obrigada por visitar meu cantinho. Parabéns pela conquista.
    Beijos.
    http://diarioumalutadora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ola!
    vim retribuir sua visita e adorei seu blog!!!! que diferença, hein?? vc ja foi vencedora e com certeza sera novamente agora q voltou para o processo! hj em dia ja ta mto bem! fazendo tudo certo o resultado vai ser ainda melhor!
    e vamos com tudo!
    bjos

    ResponderExcluir
  11. Ola Tita, sou do blog http://EmagrecerCerto.com e voce me convidou para fazer uma visitinha, estou retribuindo a sua visita, amei tudo e boa sorte na sua jornada, que você tenha um ano novo maravilhoso. Bjs ;-)

    ResponderExcluir
  12. ola!
    vim retribuir sua visita no meu cantinho
    mas nao achei onde clico pra te seguir!!!
    e vamos que vamos!!!!!! uma ajudando a outra!

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Tita!!!!! É um prazer enooorrrrmmmeeee te conhecer. Já gostei de ti de cara, rsrsrsrs. Adorei teus posts, principalmente pq temos a mesma idade e eu também estou aprendendo a me amar do jeito que sou. Como as coisas são iguais né?! Vi tu comentando que com 83 Kg te achava a gorda, igualzinha a mim. Hoje olho minhas fotos de 2 anos atrás e tenho vontade de me dar uma surra. Eu me achava obesa quando era linda!!! A primeira coisa que decidi durante essas minhas férias é exatamente me amar mais, muito mais. Cheguei hj de viagem e amanhã mesmo pretendo voltar a postar lá no blog.. Te espero por lá pq pode ter certeza que vou estar sempre por aqui te acompanhando!!! Beijos

    ResponderExcluir
  14. ô Dificuldade esse efeito sanfona de vai e vem rsrsrsrsrrs

    ResponderExcluir
  15. Oi Tita, estou te seguindo! Também vivo no efeito sanfona. ô luta!!!!! Mas desistir jamais! Sucesso na caminhada! Se quiser dá uma olhada lá no blog e vamos trocar experiências!!! Beijão!
    http://amandinhavivendosaudavel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir